Exames

angiotomografia coronária

É um exame rápido e não invasivo que usa a tomografia computadorizada para avaliar os vasos sanguíneos que suprem o músculo cardíaco (as artérias coronarianas).

Colonoscopia

A colonoscopia é indolor e pode ser indicada em casos de suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto. Ela pode diagnosticar infecções, tumores, pólipos e outras doenças.

ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame que utiliza ondas sonoras para produzir imagens em tempo real do coração, permitindo verificar sua anatomia e funcionamento.

Essas imagens podem ajudar a identificar a presença de anormalidades, tais como:

  • coágulos sanguíneos no coração,
  • líquidos ao redor do coração,
  • problemas com a aorta, que é a principal artéria conectada ao coração.

Além disso, o ecocardiograma também é usado para monitorar pacientes após episódios de ataques do coração e para revelar defeitos cardíacos em bebês ainda no útero.

eletrocardiografia

O Eletrocardiograma também é chamado de ECG ou eletrocardiografia. É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

endoscopia

Endoscopia é um exame de imagem que permite avaliar, diagnosticar e tratar problemas do trato gastrointestinal alto. O endoscópio é o equipamento utilizado para a realização do procedimento.

raios-x

O exame de raios X ou radiografia é um exame de imagem não invasivo muito popular, que ajuda no diagnóstico de fraturas e doenças com o uso de radiação atravessa órgãos e tecidos e cria imagens da região de interesse.

ressonância magnética

A ressonância magnética é uma técnica de imagem médica usada em radiologia para formar imagens da anatomia e dos processos fisiológicos do corpo, tanto na saúde como na doença. Os scanners de RM usam campos magnéticos fortes, ondas de rádio e gradientes de campo para gerar imagens dos órgãos no corpo.

tomografia computadorizada multislice (128 canais)

É um exame complementar de diagnóstico , que consiste em imagens que representam uma secção ou “fatia” do corpo. São obtidas através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Seu método principal é estudar a atenuação de um feixe de raios X durante seu trajeto através de um segmento do corpo.

Atualmente também é possível encontrar equipamentos denominados MULTISLICE, ou seja multicorte, que, após um disparo da ampola de raios x, fornecem múltiplas imagens. Representam maior agilidade na execução do exame diagnostico, permitindo também aquisições diferenciais, com tensões diferentes em cada um dos emissores, de modo a se obter, por subtração, realce de estruturas anatômicas.

A principal vantagem da TC é que permite o estudo de “cortes” ou secções transversais do corpo humano vivo, ao contrário do que é dado pela radiologia convencional, que consiste na representação de todas as estruturas do corpo sobrepostas. Desta forma é obtida uma imagem em que a percepção espacial é mais nítida. Outra vantagem consiste na maior distinção entre dois tecidos, sendo assim é um exame complementar de diagnóstico de grande valor.

ultrassonografia

A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.